Introdução curta ao SAGE: Software para a experimentação da álgebra e da geometria

O SAGE é uma estrutura para a teoria do número, a álgebra, e a computação da geometria. A execução atual é primeiramente devido a William Stein. É fonte aberta e livremente disponível sob os termos da licença do general público do GNU (GPL).

O SAGE é uma biblioteca do Python com um intérprete customized. Escreve-se no Python, no C++, e no C (através de Pyrex). O Python é uma fonte aberta object-oriented interpretou a língua, com um grande número bibliotecas, por exemplo, para a análise numérica, que estão disponíveis aos usuários do SAGE. O Python pode também ser alcançado na modalidade da biblioteca dos programas de C/C++.

O SAGE fornecerá uma relação unified a diversas bibliotecas de fonte abertas importantes, including o SINGULAR (para a álgebra commutative) e o GAP (para a teoria do grupo), a biblioteca de MWRANK de John Cremona (para curvas elliptic), à biblioteca de PARI para a biblioteca NTL da teoria da teoria do número, e do número de Shoup, máximos (para a manipulação simbólica). Há também umas relações a muita fonte comercial ou closed CAS tais como o bordo, o KASH/KANT, o MAGMA, o Mathematica, o Axiom, e o muito outro. Para gráficos, o SAGE inclui Matplotlib (para 2 d e uns gráficos de 3 d) e tachyon (um tracer do raio de 3 d).

Os objetivos a longo prazo principais e os princípios guiando para o SAGE:

Download o SAGE, uma guia da instalação e um tutorial, de seu Web page

http://sage.scipy.org/.

Embora o SAGE use o Python e o PARI e os outros pacotes, manter na mente que não é necessário ter este software instalado no computador. A instalação do SAGE é projetada realmente ser relativamente painless, mas se houver algum problema, pede por favor (o Web page tem as ligações às listas do email para a sustentação PRUDENTE). Há umas instruções de instalação em http://sage.scipy.org/sage/doc/html/inst/index.html. Além disso, se o SAGE for instalado uma vez, promover à versão a mais nova é especialmente fácil com a opção do comando do “melhoramento” (este é descrito no Web site dado acima e supõe que o wget está instalado e uma conexão do Internet).

Uma vez que o SAGE é instalado em um diretório tal como sage-x.y.z. Em Linux, o Cd a este directory e datilografa o `do comando de "./sage" para começar o SAGE e indicar o “sábio alerta PRUDENTE: ”. Isto é de sentido único usar o SAGE. Uma outra maneira é datilografar em seguida no “notebook (open_viewer=True)” no alerta PRUDENTE, que (a) começa o corredor PRUDENTE do usuário (que carrega a folha previamente usada, se algum) e (b) abre o browser do firefox (ou começos uma aba nova se estiver já aberta) e indica o Web page PRUDENTE do caderno.

No alerta PRUDENTE, o tipo “factor (100)” (retorno da batida) e incorpora então Ctrl-d (prender o ket de Ctrl e o d ao mesmo tempo) ou fator (do retorno) “parado” 100 da vontade do SAGE o primeiro e retira-os então. Para fazer isto no caderno, incorporar o “factor (100)” em uma “pilha” (uma janela branca vazia no browser de WWW) e entrá-lo então desloc-entram. O SAGE indicará o factorization no espaço apenas abaixo da pilha. Para retirar, a versão do caderno do SAGE, vai primeiramente para trás à linha de comando, e entra em Ctrl-c. Em seguida, retirar o browser. Isto para o caderno do SAGE.

Há mais exemplos, no tutorial, construções, e manuais de referência, disponíveis no Web page PRUDENTE. Tentá-los por favor para fora!

O SAGE é em um estágio adiantado do desenvolvimento, mas está crescendo ativamente, e é já usable. Há uma placa da discussão, um erro-tracker, e uma lista PRUDENTES do desejo. Por favor visita

http://sage.scipy.org/

ou

http://sage.math.washington.edu/sage/

ou

http://echidna.maths.usyd.edu.au/sage/

ou

email William Stein em [email protected]

para mais informação. Sobretudo, ter o divertimento com SAGE!


David Joyner [email protected]

William Stein [email protected]

Último 11-19-2006 Updated.

SAGE-intro-Portuguese (last edited 2014-07-25 07:33:01 by chapoton)